sábado, 4 de agosto de 2012

Amamente, não desista, tente.

Semana da Amamentação rolando e eu vou deixar de escrever?

Nunca jámas!

Passei por poucas e boas pra conseguir alimentar minha filha nos peito. Sangue, rachadura, sofrimento, choro tudo  no estilo filme de terror mesmo, e valeu muito a pena.
Na verdade vale, já que ainda amamento.

Mesmo com os olhares tortos, com as pessoas já me repudiando, eu estou ai minha gente,  firme e forte sem dia para o fim.
Já ouço as cobranças : quando irei parar,  agora não adianta mais nada é só uma aguinha, ela vai ser uma criança totalmente dependente de mim, não vai se socializar, é feio dar os peito pra uma criança que já anda, fala, come e morde e dói e, mais um monte de coisa que ouço e  faço bem aquela cara de alface e respondo que amamentarei até os 15.
Na verdade a vontade mesmo é mandar ir a merda, mais tá temos que manter a elegância de pessoa centrada que sabe o que tá fazendo, mais que na verdade não sabe é nada e, só quer amamentar até sabe lá Deus quando e ponto.




Já tive vontade de desmamar, não por pressão, por cansaço. Já passou a vontade do desmame mais o cansaço continua, forever!

O que eu queria escrever mesmo é de como eu vejo a campanha e as falhas do pessoal da saúde daminhacity ao repassa-la. Não me mate por escrever isso, porque sim a campanha é linda e de ótima intenção e de grande força e de muitíssima importância.

Mais do que adianta se os principais meios de divulgação não a fazem, digo a secretária de saúde de cada cidade.
Aqui na internet tá tudo certo, muita divulgação, muita mobilização, tudo devidamente espalhado como deveria ser na vida real. As pessoas mudam sua opinião sobre a amamentação, aceitam que vale a pena amamentar e tals. Mais isso aqui, onde a grande  maioria são pessoas instruídas e interessadas.

E na vida real como anda as campanhas?
Como os Psf 's, os hospitais, as maternidades das cidades têm feito a campanha, que não é de uma dia somente, é uma semana inteira, dá pra mobilizar muitas e muitas mulheres, e eu acredito que ainda existem muitas mulheres que não possuem a internet como veículo de informação e necessitam que sejam feitas campanhas reais, corpo a corpo ( alô candidatos da cidade, fica a dica), com muita conversa, relatos de experiências, instrução, essas coisas.

Digo isso por única e própia experiência.

Assim que soube que seria lançada a campanha comecei a caçar algo sobre o que seria feito na minha cidade  pois queria ( e ainda quero)  ajudar no que fosse, mais não obtive resposta de nada.
Tá deixei pra lá e resolvi procurar saber de algo no dia que a campanha foi lançada de fato: 1 de agosto.
Liguei para um dos PSF's da cidade e a reposta que tive foi:

Oi? Campanha da Amamentação, tô sabendo de nada não, têm que ligar pro fulano que ele que geralmente dá o material para distribuirmos. Mais por que você que saber ?

Tá essa foi a enfermeira chefeviajona que está mais preocupada em ganhar titulos do que amamentar. Também por que ela se importaria, nem é mãe.

Procurei o  fulano que é impossível de ser encontrado nessa cidade, ou simplesmente não atende telefone de uma tal de Thaís.
Liguei para o Conselho e secretária de saúde da cidade e nada.

Eu sei que até o fim da campanha eles viram com os folders ,banners e qualquer outro material de papel, colaram no pronto socorro da cidade e nos Psf's e pronto, foi lançado a campanha.
Mais espero de coração que não fique só nisso.
E espero realmente que até o fim dessa campanha eu pague minha língua com a campanha  da amamentação  linda e verdadeira que eles farão:

Vão informar as mães mais carente do quão importante é o seu leite pro filho, ao invés de simplesmente formar filas para a doação de leite em pó para recém nascidos.
Vão criar uma "ajudante da amamentação" me candidato a vaga, que vai até a casa da mãe instruindo-a     para a criança ter uma boa pega e incentiva-la a não desistir.
Vão criar grupos de apoio a gestantes, para informa-las melhor
Vão criar banco de leite, rá esse já existi, ufa
dentre outras coisas mais que podem ser criadas.

Sonhei ?  Não, eu acredito e espero pra um dia.

Mais gente tô ai heim!! Passei um sufoco danado e consegui.
Precisou é só ligar que vou até ai te dar uma força!

Incentivo azamigas tudo, e já dei até um mámázinho pra minha sobrinha cabeludonalinda, que graças aos peitão da tia e da prima aprendeu a sugar (e aprendeu rápido) e mamou exclusivamente nos peitão dela até os seis meses, com muita dificuldade no inicio também, mais a mãe não desistiu e elas conseguiram!!

Amamentar hoje é pensar no futuro.
Certeza!




Que cena linda! Pena que não é bem assim. Olheiras e cabelos em pé cade vocês?
Mais tá, tá valendo, a causa é boa!

Mais infos:
https://www.facebook.com/amamentacao/app_227139434062187

5 comentários:

  1. Adorei amiga!Muah!!!=*
    Super me identifiquei...Meu início de amamentação foi horrível, até mastite eu tive, mas perseverei e estou até hoje...
    Theo ainda mama de madrugada, creio que por conforto e não fome,e isso me cansa muito...mas estamos aí!
    Sofro super preconceito quando amamento Theo na rua, até em pediatra, as pessoas não aceitam amamentar ele porque ele tem 1 ano e ele é grandão, daí acham que ele tem mais...mas na boa: CAGO E ANDO para os outros!!
    Bjksssss em vc e na sua linda moranguinho!!

    ResponderExcluir
  2. alguem consegue comentar

    ResponderExcluir
  3. olha o milagre que vc operou gatz, me fez entrar no blog de novo!! huahauhaua
    fazia tanto tempo q não vinha por essas bandas.... mas a causa é super nobre e vc super linda então fazz todaaa diferença!! rsrs

    Ai a amamentação... hj que não amamento mais vejo q era um negocio muito mais meu do q do meu pitoco... era o nosso vinculo, nossa hora mágica, ele dependia de mim e eu amava o fato de só eu poder dá isso pra ele. Quando desmamei infelizmente teve q ser extremo, pq fui tentado aos poucos e não funcionava de jeito nenhum e eu só via meu filho sem comer, sem comer e sem comer, ele qria viver de peito e de peito mais nada . Juntou o cansaço mais o fato dele não ficar longe do meu peito por mais de 10 minutos e então desmamei, ele ficou ótimo! Abriu apetite, chorou só na primeira noite e esqueceu numa velocidade da luz incrivel mas, e eu? eu não esqueci! eu não fikei ótima, e sofri muito, chorava de arrependimento mas não dava o peito de novo pq via q ele esta melhor sem, sim é possivel uma criança de 2 anos ficar melhor sem as tetas acreditem! claro q cada caso um caso, cada criança tem sua necessidade, a do meu filho era do desmame e eu seria mto egoísta se voltasse a amamentar só por minhas necessidades, só pq eu sentia falta, pq eu estava sofrendo...

    Enfim gente bonita fica o meu relato mamaístico para vcs, amamentem, curtam cada minuto, amem esse ato, por que uma hora a sua criança pode não quer-lo mais e vc como mãe vai ter q abrir aprender a criar novos vínculos e acreditem esse processo tbm é uma delícia! Saber q vc ainda é única na vida dele, e q só vc ainda pode dá oq ele mas quer no mundo (amor de mãe) é maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. xará que bom que você reapareceu, já estava com saudades!!

      as vezes me pego imaginando como será quando ela parar de mámá, porque o maior laço que temos é a amamentação.
      Eu gosto muito de dar de mámá me sinto mais leve (magra rss.) e mais completa.
      Não vejo como uma coisa minha, pois eu não ofereço mais e só dou se ela me pedir mesmo,posso dizer que é uma coisa nossa!!!
      Enquanto ela não largar os peito de vez e, continuar ganhando peso, vamos seguindo......

      Não somee mais heim!!

      Excluir
    2. pois é gatz, voltei com tudo agora, fiz até um postizinho de ressurgimento!
      Eu tbm pensava muito como seria, no meu caso em específico não era mais um habito mais saudável infelizmente, eu percebi que o mama era mto mais importante pra mim do q pro Davi pq eu fiquei lá morrendo depois do desmame, e quando digo morrendo é morrendo mesmo meses depois, quando ele nem ligava mais, quando olhava pro meu peito falava "eca" e tudo mas eu tava lá me segurando, morrendo de vontade de amamentar, e confesso que ainda tenho!

      Enfim, é importante saber tudo sobre amamentar de desmamar, coisas naturais dessa nossa vida manhesca.

      beeijoooooo

      Excluir

Obrigado por comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...