quarta-feira, 11 de julho de 2012

Elisa deu seu último salto

Oi, olha quem resolveu dá as caras por aqui: eu a dona do local!

A verdade é que a vida é corrida e o inverno não tá dando brecha. Resfriado direto, e Elisa se congestionou novamente, mais sem dores de ouvido dessa vez, então não posso vacilar pra imunidade não abaixar ( i rimô) .

Maaaas tenho um post semi pronto sobre um assunto que é de muitíssima importância, e  foi muito esclarecedor pra mim.
Tudo bem que foi há 4 meses atrás, porque infelizmente não consigo escrever no mesmo dia/semana/mês ano que as coisas acontecem ( mais filha quando você ler esse blog que a mãe fez, você vai saber que aconteceu, e que eu soube como lidar!)

Um dia futicando o blog da Dani eu li sobre o Salto de Desenvolvimento e na mesma hora deu um estalo na minha mente e associei ao que estava passando num piscar de olhos.

********************************
Esclarecimento bem rápido sobre o que é:
É como num salto onde temos que  nos encolher todo para então chegarmos a uma altura maior do que a que estávamos .
O "salto do desenvolvimento" é isso a criança regride ( leia-se: fica chata, insuportável, chorona, mamona...) pra daí então avançar com  um novo desenvolvimento na sua pequena vida, seja ele motor, da linguagem, social etc..

Essas são as idades do salto crise:


 -5 semanas / 1 mes
-8 semanas /quase 2 meses
-12 semanas /quase 3 meses
-19 semanas /4 meses e meio
- 26 semanas /6 meses
- 30 semanas /7 meses
- 37 semanas / 8 meses e meio 
-46 semanas / quase 11 meses
- 55 semanas / quase 13 meses
-64 semanas / quase 15 meses
- 75 semanas / 17 meses

foto daqui. 
*********************************

Quando Elisa estava com 16 para 17 meses ou 17 para 18 não me lembro, ela estava assim super insuportável, nada estava bom, chorava, só queria colo, acordava por várias vezes na noite, não parava de mámá,  foi um Deus me socorre que eu já não sei o que fazer.
E  ai que foi nessa época que eu lí  sobre esse assunto e, cara sinceramente foi antes tarde do que nunca!
Já estava a um ponto de estourar. Paciência já não existia mais e, eu desenformada, nem de longe poderia imaginar que aquilo ali era normal que fazia parte do crescimento da minha filha.
Depois que esse terror de alguns dias acabou, foi notável ver o "salto" dado por ela.
Elisa danou a falar! Queria se expressar pra tudo, pedia tudo ao mesmo tempo, tentava falar, juntar as silabas a todo custo, ficou piradinha de tanto tentar pronunciar, daí em diante ninguém  mais segurou a bichinha!
Graças ao esclarecimento consegui(mos) tirar de letra.

Tudo bem que foi na última das fases do salto que  pude ter essa informação, mais foi bom mesmo assim. Consegui (mos) superar a crise e só quis saber de amar minha filha  como se não houvesse o amanhã.

Eu gosto dessa vida de blog justamente por isso: informação. Não existe nada melhor do que nos informamos e levar as coisas numa boa, sem traumas e sem dores.



Onde li sobre:
Viagens de primeira viagem - Blog da Daní :
Mamíferas
Guia do Bebê

2 comentários:

  1. Legal!!Por aqui tb Theo fica chatinho um tempo e do nada tem novidades rs!
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu ja tinha escutado falar sobre isso várias vezes, cheguei até anotar esses periodos ai em cima... mas passando os dias acabei esquecendo! E lendo agora seu post me dei conta Lavinia andava assim tbm dos 17 pro 18 meses, é foi bem nessa hora que eu acabei me decidindo pelo desmame... apesar de tudo de maravilhoso que era e de adorar amamentar eu fui chegando no meu limite e não aguentei continuar ....

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...