sábado, 28 de abril de 2012

mães e Mães

Há alguns meses atras, antes até deu ter o blog, na época que eu apenas lia blogs maternos, me lembro de ter assistido um  vídeo feito por mães do MMqD e nele tem a pergunta: que tipo de mãe você é? E, que tipo de mãe você quer ser? Foi ai que eu parei pra pensar nesse assunto, que até então não passava pela minha humilde cabeça.

Mais será que existe um tipo de mãe exato que define uma da outra?! A vida inteira sempre ouvi por ai que "mãe é tudo igual só muda o endereço". Mas sendo mãe a 1e 5 meses (só) percebo que mães são parecidas, mais são diferentes.

Porque assim, seu eu for me comparar com essas mães que deveriam serem mortas eletrocutadas   jogam seus filhos de prédios,  no lixo, no rio, esses tipos de coisas absurdas que  existem mulheres que são capazes de fazer, fazem eu me sentir a melhor PESSOA (não é nem mãe, é PESSOA) do mundo.
Mas se eu me comparar com umas e outras que estão parindo por aí, que simplesmente colocam tabletinho de sal carne na comida filho, dão danoninho aos 3 meses, passam  pedacinhos de chocolate na boca da criança de 1 mês ou simplesmente com menos de 1 mês de vida do bebe já estão siricutiando por ai e deixando o filho com sabe lá Deus quem ! Essas que não são parâmetro pra nada, mais essas sim fazem eu me sentir um boa mãe. Boa nada fazem eu me sentir uma mãe que atinge a perfeição!

Mais tá isso foi só um desabafo, a questão aqui não é me comparar com ninguém, só estou meio indignada com essas mulheres que apenas parem crianças, mais não tomam pra si a grande responsabilidade de serem mães!
Porque comigo o negocio fooi bem mais em baixo, guardei o resguardo to-di-nho, e me responde quem guarda esse tal de resguardo, esses 40 dias sem sair de casa, sem se abaixar, sem se levantar, sem respirar (exagerei) em pleno século 21? Eu! Pela grande ordem influência da minha vózitcha!
Algumas realmente não podem,  outras não querem amamentar por que... sabe lá Deus por que?! Será que é por que dói , é trabalhoso, toma tempo, te prende? Será que essas coisas passageiras são mais importantes que a saúde de um filho? Pra mim não foi.

Ai pronto desabafei mais um pouco e agora a questão principal: Que tipo de mãe eu já fui até aqui, que tipo de mãe estou sendo agora e que tipo de mãe quero ser?
Acho que até aqui eu fui uma mãe perfeita, acho também que estou sendo aquela tipo assim, per-fei-ta, e que tipo de mãe quero ser? A mesma perfeita de sempre!

Brincadeiras a parte... eu me esforço pra fazer sempre o melhor pela Elisa, procuro dar sempre a atenção que ela me pede, brincar com ela mesmo quando a panela está no fogo e o arroz está queimando ( já fui muitas vezes brincar com ela no quarto e depois corri pra cozinha sentindo cheiro de algo queimado), tento cuidar ao máximo da alimentação da pequena, nãããoo dou tabletinho de carne na sopa, por exemplo, deixo-a livre para brincar em qualquer espaço e descobrir até onde ela pode ir...

Descobrindo que pode carregar a cadeirinha pra qualquer lugar e subir em qualquer lugar também
Descobrindo que consegue entrar dentro do armário e esconder da mamãe

 Acho que cheguei na questão, é esse tipo de mãe que quero ser , além de muito amiga da minha filha quero que ela seja livre. Livre para tomar suas decisões sem pressão ( sempre com limite, obvio)  e saber que aconteça o que acontecer eu vou estar sempre aqui esperando ela voltar... da burrada que fez com o chinelo na mão (alô conselho tutelar), porque tudo na vida tem suas conseqüências minha querida e amada filha.

A verdade é : ainda não sei que tipo de mãe quero ser,o que sei é que tipo de mãe estou sendo. Olhando assim de longe meio escondida pra ela eu vejo seu desenvolvimento a cada dia e me orgulho , mais não da Thaís mãe... e sim da Elisa filha! Te amo tanto petit, que você nem faz ideia!



4 comentários:

  1. Nossa Tha, concordo taaanto, uma vez conheci uma mãe que nao amamentou nenhum dos 2 filhos, só porque nao queria que eles tivessem essa dependencia. Ter filhos é abrir mao de todo o egoísmo e parece que muita mãe nao entende... e olha que eu sou só uma irmã mais velha apaixonada. Bjs querida, sou fã da ruivinha

    ResponderExcluir
  2. Não lembro desse post aqui, achei bem legal!!Eu faço o estilo mãe neurótica kkkkk Se Theo sobre em alguma coisa como Elisa está fazendo na foto eu fico já com as mãos em volta protegendo. Péssimo isso, mas sempre tento relaxar a não consigo...Só consigo ser mais relax com marido em casa =)

    Em relação a alimentação idem, nada de temperos prontos, só alho e cebola e um pingo de nada de sal. Já o Chambinho eu dou uns 2 por semana, não vejo problema. Chocolate nem pensar, deram a Theo mingau de chocolate na creche e eu pirei!!Absurdo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Eu só fui sair com Theo para passear quando ele tinha 3 para 4 meses hehe! Acho que meu resguardo durou bem rsrs! Só saia mesmo para as vacinas e consultas, de resto era eu e ele em casa o tempo todo grudados. Eu não gostava nem de receber visita nessa época #aloca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bate aqui Thatá!! permanecemos juntas em casa nesse bendito resguardo!!
      e olha também tinha vontade de mandar mata visita...
      e o pior é que eu sempre providenciava um bolo um suco, só pra agradar.
      Mais me calejei e na próximo filho, visita vai ser sinônimo de : me ajuda aqui!
      não vou dar mole!!

      e sobre alimentação eu também limito o máximo, e o bendito do danoninho entrou aqui em casa...
      mais eu dou sei lá uma vez por semana, eu sei é que sempre sobram uns três ou quatro vencidos na geladeira e sobra pra eu e o marido arrematar.
      danoninho vencido para mãe neurótica bom castigo falaí!

      Excluir

Obrigado por comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...