domingo, 25 de novembro de 2012

O documentário: VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA - A VOZ DAS BRASILEIRAS!









Ajudo na divulgação desse documentário feito por grandes mulheres emponderadas e conscientes, porque carrego comigo bem lá no fundo, uma angústia escondida que não não se cura, não cicatriza, não tem fim, ela ameniza, mais não se acaba.
Tudo isso começou no dia 06/112010 quando dei entrada na Maternidade do Hospital João Penido em Juiz de Fora- MG.

Muitas incertezas, muitas frustrações que ainda não consigo contar nem escrever muito bem. Quando relatei meu parto aqui no blog eu sabia que tinha algo que me incomodava, que não me deixava tranquila quando eu lembrava do meu parto (tanto que eu o exclui) .
Nenhum médico do hospital foi me ver depois que minha filha nasceu.
Conversei com alguns ginecologistas que não estavam lá no dia, todos me ampararam dizendo que o melhor foi feito. Mais sinceramente não era isso que eu queria ouvir, queria uma verdade um explicação sobre meu caso, sobre a volta de cordão da minha filha, sobre minha cesárea de emergência, será que foi necessário mesmo? E queria mais ainda entender o descaso da equipe médica que deixou minha amiga (foi quem me acompanhou no parto) totalmente sem ação e com muita raiva da forma que fui tratada.
Quando dias após ao parto ela tentava conversar comigo sobre o que poderia ter acontecido, lembro que não queria ouvir, não queria falar, não queria nem entender.
Mais hoje eu quero. Eu quero muito que todas as mulheres pensantes, tentantes, gestantes, mães, filhas, profissionais se informem e não se cale.
O PARTO É DA MULHER, VOCÊ NÃO MERECE SOFRER.

E então que teve alguém que eu consegui abrir um pouco do meu coração e da minha dor, alguém que me ajudou a começar colocar isso pra fora.

Em uma troca de e-mail  ela me conforta assim:


"...  Essa experiência toda é sempre será parte de sua história, da sua biografia humana. Mesmo não tendo tido o desfecho que você desejava, com certeza é um episódio que te trouxe (e pode continuar trazendo) crescimento pessoal e aprendizado, abriu portas para você conhecer coisas novas, além de ter lhe trazido sua filha ..."

Não sei se ajudei muito, mas é isso que eu gostaria de dizer para você agora.
Receba meu abraço solidário, de mãe para mãe. 

Um beijo,

JamilaObrigado Jamila, obrigado por nem me conhecer e mesmo assim se propôs a me ajudar e me confortou muito. Que o seu trabalho (não remunerado, que fique claro) continue levando informação para todas as mulheres que querem um parto digno. Sou extremamente grata a nossa conversa, pois foi a partir dali que eu senti meu coração se acalmar e,  hoje consigo correr atrás de esclarecimentos diminuindo assim a dor que sinto lá no fundo.

PELO FIM DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA AJUDE A REPASSAR O VÍDEO E ALERTAR, INFORMAR, SENSIBILIZAR A TODOS E POR UM FIM NESSE TIPO DE VIOLÊNCIA.

Mais informações no blog das organizadoras de toda essa bela ação:
 Ligia - Cientista que virou mãe
Kalu - Mamíferas
Bianca Zorzam -  Parto no Brasil


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A festa da Elisa!!!

Nossa nem acredito que a festa aconteceu, tantos preparativos, tanta ansiedade, que parece que o estômago coração ia sair pela boca, mais enfim conseguimos comemorar -comemorar não, celebrar- mais um ano de vida da pequena.

Esse ano a festa foi menor do que a do ano passado foi no quintal de casa mesmo, mais a correria e a organização foi a mesma, ou até maior. Como a de um ano foi nesse mesmo esquema do " mamãe quem fez", esse ano deu pra ter mais noção do que fazer e do que não fazer. É a tal da experiência.

Então vamos lá, contando como foi tudo:

Sobre a decoração:
Começei a organizar a festa com 6 meses de antecedência, com mais ou menos 4 meses coloquei a mão na massa. Olhei várias coisas lindas em muitos blogs e se eu pudesse faria tudo, porque todas as ideias que vi me apaixonei. Mais o que eu mais gostei e me atrevi a fazer foram os pom-pons de lã que vi no Casa com amor, os passarinhos (proucurando modelos pelo google encontrei o blog da , que também fez a festa de dois anos da filha de passarinhos) e as bolas de seda que vi tutorial por toda internet.
Posso falar, tudo muito trabalhoso e complicado para se fazer com uma criança a acordada. Mais não desisti e consegui deixar tudo pronto uma semana antes da festa.

Abre um parenteses aqui para uma explicação:

Quando faltavam 6 meses para o aniversário tinha me decidido a fazer uma festa da frutas. Mais o Wa apareceu aqui em casa com um canário belga que ele jura de pé junto que não vive fora da gaiola. Brigamos várias vezes para soltarmos o bicho (mais isso eu posso contar depois) resumindo que ele não soltou e a Elisa se apaixonou pelo bicho e o nomeou de Pitchuco. Ela trata do  Pitchuco  todo dia ( com a ajuda do pai) e  ai pronto decidi que seria tudo de passarinhos, mais só que não!
Elisa andava tendo um caso de amor com as boboiêtas também, então decidi pelos dois, borboletas e passarinhos.

Pronto fecha.

As cores eu queria algo que simbolizava o céu e os dois bichinhos, tinha escolhido azul e amarelo, mais achei muito cor de escola de samba e pesquisando um coisa nada a ver sobre cores, acho que era o cardápio encontrei uma festinha linda em laranja e azul e o tema não eram passarinhos, mais amei a combinação das cores e resolvi faze-las!
Azul era o céu e laranja as borboletas e os pássaros, porque pra mim tudo tem que ter um sincronia, uma essência. E tudo teve!!!

 Tenho pouquíssimas fotos da festa ainda, mais com essas dá pra ter uma noção:

O bolo

Aé tem o Elisa que também fiz om feltro, namoro essa ideia desde o ano passado
Elisa estava deslumbrada com o bolo

as artes foram todas feitas pela minha amiga Mariana

Sobre as comidas:
Primeira coisa que pensei quando resolvi fazer a festa esse ano: não vai ter ninguém servindo. Não queria gastar grana com isso, e nem eu queria ficar servindo e nem colocar nenhuma amiga e a sogra pra servir, pois toma tempo e perdemos muito da festa. Optei pelo esquema de festa americano, cada um se serve e fica todo mundo feliz!

Feito isso decidi as comidas: nada de fritura. Tudo bem que uma coxinha fritinha na hora tem seu lugar, mais queria poupar grana e trabalho (meu, das tias, da sogra...), então resolvi eliminar tudo o que gastava muito e dava trabalho na hora da festa.
O cardápio  salgado foi: mini-pizza, esfirra, empada de queijo, pão de queijo e cachorro-quente self-service, (cada convidado montava o seu com milho, ervilha, molho, batata...) e deu certo, super certo!
Para beber teve suco de uva, limonada, refris e umas cervejinhas, não é legal bebida em festa de criança, mais sinceramente, ninguém bebe pra se embriagar, é tudo muito suave, só pra molhar o bico como diria namorido.

Os docinhos fizemos eu sogra e uma prima.
Teve beijinho, cajuzinho, brigadeiro todos feitos pela sogra e enrolado por mim  e por ela.
Fiz aqueles cake pops com a ajuda da minha prima, gente recomendo muito fazer isso em festa é fácil e ficam uma delicia!!
Aaah teve canudinhos com doce de leite (que minha mãe sempre fazia nos meus aniversários e das minhas irmãs ) e pra fechar compramos uns pães de mel pronto em uma doceria e banhamos no chocolate derretido  que distribuí como lembrancinha, ideia que vi no blog Vida Materna.
E fizemos -eu e sogra (reparem que só deu minha sogra né, ela é assim divina na cozinha, e isso me faz ama-lá , mais só isso porque ela sogra e sogra é sogra...mais brincadeira gosto mesmo dela!) o famoso bolo de Ki Kat que vi pela internet afora e como teria que fazer um bolo a parte para a mesa optamos por ele. É super fácil, super gostoso e super caro também esses tal de Kit Kat tá gente vai por mim. Porque não gatamos menos de 10 pacotes para o bolo,  mais como diz a sogra: em aniversário tudo vale, porque se não fomos comemorar a vida vamos comemorar o que?

Conto mais assim que as fotos chegarem!!!!







domingo, 11 de novembro de 2012

Meme - alguma coisa sobre mim! - Atualizado com mais respostas.

Minha xarázona a Thatá do Doce Rotina Materna -mãe do gatissímo do Théo, uma amiga que crie nessa vida de blog e com certeza um dia eu ainda ei de conhece-la, faço toda questão! -  me convidou para participar do Meme que está rolando no mundo bloguístico materno. Tô muito na correria mais lá vamos nós.


Essas são as regras para participar:
- Escrever onze coisas aleatórias sobre você.
- Responder as onze perguntas e criar onze novas perguntas.
- Escolher onze pessoas para repassar esse Meme e colocar os links de seus respectivos blogs.
- Avisar os blogs escolhidos.
- Não retorne esse Meme para quem te enviou.
- Postar as regras.


Minhas perguntas para as meninas que escolhi:

  1. Pensa em ter mais filhos? Por qual motivo?
  2. Você pensa muito no futuro do seu filho?Tipo em quais questões?
  3. Como é o sono na sua casa?
  4. O que você jurou de pé junto que não faria quando seu filho nascesse e não cumpriu? Porque?
  5. Você cuida criteriosamente da alimentação da sua cria? Se sim ou se não, tem um motivo pra ser dessa forma?
  6. Seu parto saiu como planejou?Como foi?
  7. E a amamentação?
  8. Quando vai sair com o filho como costuma fazer? (Tipo estou pedindo para definirem seu ritual de saída com uma criança a tira colo, porque o meu é trágico gente!! )
  9. Seu filho já frequenta o ambiente escolar? Qual o motivo? O que tem achado dessa experiência?
  10. Como controla os momentos punks com o filho (a)?
  11. Acha que tem como definir a forma como cria seu filho(a) ?
11 coisas aleatórias sobre mim: 

1. Eu tinha dreads na metade do cabelo, eram 11. E não eles não fediam e não eram sujos e sim eu morro de saudades deles e por isso eu os guardei, para quem sabe um dia recoloca-los. Fiquei com eles na cabeça por quase 2 anos. Na foto eles eram recentes ainda, eles cresceram muito depois disso 


2. Não sou casada, sou juntada. Mais sogro fala que "juntados com fé casado é" . Mentira porque quando vou preencher qualquer formulário eu não consigo colocar casada. Nunca tive sonho de casar. mais depois que a Elisa nasceu e nos juntamos, hoje eu acho que seria legal pra ela.

3. Fiquei um ano sem tomar uma gota se quer de refrigerante e até hoje dependendo de onde estou falo que não tomo, só pra parecer que sou da geração saúde!! Na verdade aqui em casa não compramos nunca.
(pausa que tô mentindo pra  mim mesma.... compramos litros e litros esses dias, mais foi pro aniversário da Elisa acho que os convidados não são obrigados a tomar suco de limão a festa toda só porque minha filha não bebe refri, mais acho também que quando vamos em algum aniversário é de muito bom tom servir sucos aos convidados, gente eu ficou revoltada, então é uma coisa sobre mim né?)


4. Eu não arrumo meu cabelo. Ele é incontrolável é péssimo, detesto. Ainda raspo a cabeça sem medo de ser feliz.

 5. Prefiro roupas usadas do que as novas. A-d-o-r-o usar as roupas de uma tia avó minha. A casa da minha vó parece um brechó de tanta roupa que têm lá eu me divirto muito ir pra lá e caça as "tendências"

6. Não como carne de porco e nem derivados

7. conheço meu pai ( conheci até os 2 anos de idade, depois nunca mais ouvi falar)

8. Andei de bicicleta os 9 meses de gestação ( e moto também). As mais de idade queriam me prender com mordaça na cabeceira da cama

9. Fico puta da vida quando não lembram do meu aniversário (vale para o aniversário do namorido e da Elisa também), egocentrismo a gente vê por aqui!

10. Depois que Elisa nasceu eu desencanei de ter apego por qualquer bem material. Porque ou deixo ela passar o rímel importado pelo rosto inteiro sem chorar, ou eu surto me estresso e tiro da mão dela, e a segunda opção não vale a pena

11. Crio minha filha muito livre ( alguns preferem dizer sem limites, outros dizem muito a vontade, ou até sem rédias), acho que posso sofrer consequências, ou não. Tô assim: pagando pra ver!


As perguntas da Thatá para mim:

  1. Qual seu maior desafio na maternidade?  
    Puts... muitos e  diários.
  2. Qual sua profissão?
    Sou formada em saneamento ambiental, mais praticamente não exerci. Engravidei no final do curso, queria ter feito umas especializações, uma pós. Mais ainda não deu.
  3. Quer mais quantos filhos?
    Se eu parar e olha pra Elisa, sim eu quero e muito. Mais se eu parar e olhar a pergunta de cima, não, uma tá de bom tamanho.
  4. Um defeito?
    Sou afobada, não sei esperar. Mais se bem que depois que namorido entrou na minha vida tenho me controlado bastante e deixando as coisas rolarem
  5. Uma qualidade?
     Sou uma pessoa bem desencanada
  6. Uma frustração?
    O parto da Elisa. Ainda faço um post detalhando tudo, com uma visão mais ampla sobre a violência obstétrica que sofri. 
  7. Um medo?
    Tenho um que toda mãe tem, mais eu nem gosto de falar. 
  8. Um sonho?
    Ser mãe integralmente com dinheiro no bolso, cabelos lindos, unhas feitas e sorriso  na cara.
  9. Um livro?
    Tem um tempo que não consigo parar para ler. Ameacei começar a ler o Bésame Mucho do Carlos Gonzalez, li algumas páginas e gostei muito, juro que  tento terminar antes do fim do ano que vem.
  10. Um filme?
    Já nem sei mais o que é isso. Namorido não gosta de nada na televisão, a paciência do ser humano é 0, e eu mei que de gaiato não ando mais vendo filmes, e nem me lembro qual foi o último que vi e gostei muito, não lembro mesmo.
  11. Uma música?
    Muitas músicas na batida do reggae, dub e blues, gosto bastante.
Fui convidada também pela ruivíssima da Nicole do Feliz Espera. Conheci a Nicole graças a sua cabeleira ruiva que me atraiu e fui fazer amizade mais que depressa. Acho que depois minha ruiva nasceu quero todos os outros ruivos perto de mim, só pra conhecer esse pessoal que ocupa somente 2% da população do planeta!!

As perguntas da Nicole para mim: 

1. Qual a sua profissão?
Tá lá em cima a resposta!
2. Você é casada? Se sim, há quanto tempo? E onde se conheceram?
Bom como falei não sou casada e sim juntada. Estamos morando junto desde da gravidez da Elisa, então são quase 3 anos. Nos conhecemos aqui na cidade mesmo. Eu tinha vindo de São Paulo ( eu não sou paulista, sou mineira mesmo, morei lá com minha mãe, e aqui com minha vó) a passeio e com data para voltar. mais ai nos conhecemos fomos ficando e deu namoro, gravidez e Elisa!
3. Porque decidiu criar um blog?
Porque tenho amigas em São Paulo, família fora do país e minha mãe e irmãs moram em Santa Catarina, então né, única forma de todo mundo acompanhar o crescimento da pequena.
4. Qual sonho ja concretizou?
Foi meio rápido demais... mais o de ser mãe.
5. Qual sua viagem dos sonhos?
Sempre disse que queria conhecer Cuba, via muitos documentários sobre o país achava o máximo. Mais hoje em dia tenho sonhado mesmo com Paraty. 
6. Quais seus projetos para 2013?
Tenho alguns, mais são segredos guardados comigo. Não gosto de fazer planos e principalmente detesto conta-los. hoho
7. Quantos filhos pretende ter? Porque
Dois. Mais se eu tivesse grana mesmo teria 3. Ah porque é aquela história de filho único... eu tenho duas irmãs e adoro te- las e o namorido tem + 3 irmão e também adora. Então, queremos um irmão pra Elisa, pros filhos dela terem tios, primos e propagarem a família!
8. Tem alguma mania? Qual?
Comia as minhas unhas até o talo, hoje como só a cutícula 
9. Qual tua principal atividade fora do mundo bloguistíco?
 Eu trabalho junto com o Wa (mais em casa mesmo), cuido da Elisa, da casa e dele.
10. Algo que tenha orgulho de ter feito?
hum... a Elisa vale
?
11. Como se vê daqui 5 anos?
a bola de cristal quebrou, impossível saber!!!

As meninas que convido são:

Rê- mãe da Lavinia
Mariana - Umbigo ou dois
Rê -  Cantando de Gallo
Maria Thereza -  De repente mamãe
Milena- Mamãe aos 22
Anelise- Manhê abaixa o som
Fabí - Amamentar é tudo de bom
Aline- De carona na cegonha
Isabela- Para Beatriz
Paola - Dicas da mãe dipa
Aninha-Look bebê

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

2 anos de muita Elisa!!!!

Fifi mamãe veio correndo registrar o dia mais importante de nossas vidas!!!
Hoje é seu dia minha gatinha. Dois anos de muito amor!!
Você transborda alegria onde quer que vá minha filha e me mata de orgulho com a sua independência children.
Já não aceita mais ir com todo mundo como antes, cruza os braçinhos faz cara feia e diz não.
Infelizmente descobriu os doces e salgadinhos de festa infantil e a  mamãe fica piradinha!!
Está cada dia mais falante.
Ama dormir com o papai e a mamãe.Tanto que na última noite em que dormimos juntos você deitadinha no nosso meio soltou essa: mamãe, papai, Eisa, mimi!!! Morremos todos de ri, inclusive você!
Ama cada dia mais os animais, principalmente os boizin .
Anda muito da pirracenta, algumas das birras sabemos lidar, outras não, nos descabelamos, piramos na batatinha e depois parece que nada aconteceu!
Já come praticamente sozinha e tem comido muito melhor do que os meses passados, que permaneça assim, te peço!
Cantarola pela casa suas musiquinhas preferidas...
Continua dizendo que ama muitoooo a mamãe e o papai.
E claro recebe muitos e muitos beijos de nó dois que te amamos muito e somos super felizes por ter você em nossas vidas. Agradeço a Deus por você ter muita saúde, e agradeço muito a Ele por que trouxe você pra mim.

Te amo minha pretinha... te amo daqui até a lua, ida e volta!




percebe que tô um pouco na correria? São os  preparativos finais pro parabéns de 2 anos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...